2008-05-14

A declaração de Haia no espaço Digital

A Declaração Universal dos Direitos do Homem, proclamada há cerca de 60 anos na Assembleia Geral da ONU, estabelece, nas sociedades modernas e democráticas, uma série de direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, nomeadamente as liberdades de expressão, de movimento, de acesso aos serviços públicos básicos (educação, saúde e justiça). Estas liberdades e garantias fazem parte da lei fundamental de todos os países democráticos.

No mundo digital estas garantias não existem. As patentes de software, os interesses económicos e a relativa indefinição jurídica sobre assuntos ligados à sociedade digital levaram a que nos encontremos numa situação delicada relativamente a direitos que, embora iguais aos necessários no "mundo físico", nem sempre são respeitados, por exemplo, a liberdade de acesso a informação produzida pelos serviços públicos é negada quando os serviços produzem essa informação num suporte proprietário.

Para alertar os governos da necessidade de transferir para o mundo digital esta garantia de liberdade, está em fase de recolha de assinaturas a "Declaração de Haia", pela Digital Standards Organization. Passem pelo site e vejam o texto da declaração em Inglês, ou em Português se preferirem e assinem.

2008-05-10

Os supercomputadores que vieram do frio

Além da lita dos 500 maiores supercomputadores do mundo disponibilizada pela top500, existe uma lista organizada pelo Centro de Pesquisa em Computação da Universidade Estadual de Lomonosov em Moscovo e o Centro Conjunto de Supercomputadores da Academia Russa da Ciência que em Abril deste ano teve a sua 8ª edição. A lista em russo está aqui, e uma tradução do Google pode ser encontrada aqui.

Da análise desta lista, temos alguns dados curiosos:

- As primeiras 5 posições são ocupadas por sistemas baseados em "QuadCore" Intel.
- O primeiro sistema não-Intel está na posição 14 e consiste em processadores HP SuperDome. Este é também o sistema mais rápido com processadores "Single Core".
- O sistema que ocupa a primeira posição é cerca de 100 vezes mais rápido que o último sistema da lista.

A distribuição de arquitecturas de processador é a seguinte:
- 36 dos 50 sistemas (72%) são construidos com base em Intel Xeon.
- 6 Opteron (AMD)
- 4 PowerPC (IBM)
- 2 Itanium (Intel)
- 1 HP SuperDome (HP)
- 1 POWER5 (IBM)

A primeira edição da lista foi divulgada em Dezembro de 2004. Comparando as duas edições, temos também alguns dados interessantes:

- Em 2004 havia 4 sistemas SMP e os restantes 46 eram Clusters. Em 2008 todos os 50 sistemas têm uma arquitectura em Cluster.
- Em 2004 a distribuição de arquitecturas de processadores mostrava a Sun com um sistema, enquanto que a AMD tinha 18 sistemas e a Inetl apenas 24. Não havia sistemas HP.
- Enquanto que em 2004 o tipo de ligação entre os diversos nós era essencialmente Gigabit Ethernet (com 12 sistemas), Myrinet (11) e SCI (10), em 2008 a Infiniband passou para 26 sistemas, Gigabit Ethernet para 9 e Myrinet para 8.

Esperemos pela próxima edição para ver como vão evoluindo as coisas no "Leste"...

2008-05-07

Como ganhar dinheiro com o Software Livre

O meu "colega" do PlanetGeek, o Bruno Miguel, escreveu um artigo curto mas muito interessante, sob a forma de ensaio, a apresentar algumas ideias para ganhar dinheiro com o Software Livre, ou, dito de outro modo, apresentou as bases do modelo de negócio do Software Livre. Aconselho a leitura a todos, que vale bem a pena.

2008-05-04

SQL e a programação por Objectos

Existe uma grande separação entre as representações de dados baseadas na teoria relacional de Codd e Date, implementadas correntemente nas Bases de Dados Relacionais e as representações dos mesmos dados do ponto de vista da programação orientada a objectos. As modernas frameworks de programação incluem APIs de "persistência" de dados, ou seja, mecanismos que permitem converter a representação baseada nas tabelas relacionais em classes e objectos adequados à manipulação pela linguagem em causa. Esta tradução é, muitas vezes, deixada ao critério da framework usada.

Correntemente não se pode prescindir de uma ou de outra forma de representar os dados e há necessidade de recorrer a uma qualquer espécie de mapeamento ou tradução de variáveis "relacionais" (os registos das bases de dados) para variáveis "Objecto" (os elementos do código da aplicação). Esta diferença de representações e os problemas a ela associados são normalmente chamados de "Object-Raltonal Impedance Mismatch".

Num artigo muito interessante, Ted Neward fala deste problema como o Vietname da Informática, ou seja um problema cuja solução mais óbvia (o mapeamento Objecto-Relacional) está condenada ao fracasso.

2008-05-02

Químicas

A Tabela Periódica tem "aquele" formato que todos nós conhecemos desde os tempos do secundário, mas nem sempre foi assim...

Encontrei um site porreiro com representações alternativas desta útil ferramenta da Química.

Passem por http://www.meta-synthesis.com/webbook/35_pt/pt.html e vejam preciosidades como estas:

(Alexandre-Émile Béguyer de Chancourtois, 1862)

e

(Thomas Bayley, Jørgen Thomsen e Neils Bohr,

ou ainda,

( Andreas von Antropoff, 1926 )