2007-06-05

Promessas....

Boa noite,

Como prometido, cá estou eu para "falar" mais um pouco do tema da performance nos sistemas de informação.

O primeiro passo para poder avaliar com alguma confiança a performance de um sistema consiste em conhecer o sistema, ou seja, conseguir obter uma série de indicadores que nos digam como se está a comportar. Esta medida inicial, também chamada "baseline", server para termos uma base para comparação futura.

E aqui entra a segunda fase do processo de avaliação da performance: fazer comparações com a baseline e inferir tendências de comportamento que nos indiquem se a performance se está a degradar ou se, pelo contrário, se mantêm.

E para que serve isto, no fim de contas ?

Serve, principalmente, para tomar decisões informadas sobre assuntos como: actualização dos sistemas, planeamento de expansão futura, determinação de problemas ou até de potenciais problemas....

Um resultado prático pode ser demonstrado pelo exemplo seguinte:

Vamos supor que temos um servidor de Base de Dados, já com algum tempo em operação "em velocidade de cruzeiro" e começa a apresentar algumas dificuldades de desempenho.
Se não houver algum cuidado na avaliação da situação podemos ser tentados a investir em mais RAM ou em processadores mais rápidos, quando, por exemplo, o factor limitante pode ser a resposta do tempo de E/S do sistema de armazenamento (discos) e, portanto, podemos investir em discos diferentes/mais rápidos para resolver o problema inicial em vez de deitar dinheiro fora a melhorar componentes que provavelmente não precisarão de actualizações.

Para concluir, devo referir que estas análises devem ser feitas a intervalos regulares para melhores resultados.

Por agora ficamos por aqui... até breve.

Sem comentários: