2008-01-21

As comunidades.open-source

Um post do Tux Vermelho sobre as distribuições Linux criadas em Portugal levou-me a pensar nos conceitos ligados ao Open Source e respectivas comunidades de desenvolvimento criadas à volta dos diversos projectos.

Além das distribuições propriamente ditas, já criadas ou ainda em projecto, há imensas de comunidades centradas em diversos programas e projectos, umas mais activas e conhecidas outras mais discretas. Uma volta pela Web permite-nos conhecer projectos que estão ligados às diversas distribuições linux principais:

e também a linguagens de programação populares:
Existem ainda comunidades criadas à volta de certos programas como o OpenOffice ou o LaTeX. Estas comunidades dedicam-se a apoiar os utilizadores através de fóruns ou partilha de experiências em canais IRC e sites Web.

A minha exepriência dentro destas comunidades centra-se essencialmente no esforço desenvolvido pela comunidade de utilizadores de Debian em Português, no sentido de ajudar a traduzir a distribuição Debian nas suas várias vertentes, bem como na criação de documentos de apoio aos utilizadores iniciantes desta distribuição.

As pessoas encontradas e o ambiente em que se desenvolvem tais tarefas levam-me a crer que serão cada vez mais importantes estas comunidades no panorama das Tecnologias de Informação nacionais.

Sem comentários: