2007-08-06

Sistemas de Informação - parte III

Tal como prometi no artigo sobre documentos dispersos e a sua relação com os sistemas de informação, este artigo aborda o terceiro componente que, na minha opinião, deve ser considerado parte dum sistema de informação bem estruturado e desenvolvido: o e-mail.

O e-mail é, dos serviços da Internet, um dos mais antigos e um dos mais usados. Embora criado há já muitos anos o protocolo POP sofreu várias revisões, sendo a última e mais recente a chamada versão 3, constituindo assim o protocolo POP3, descrito no RFC 1939, de Maio de 1996.

Uma vez que as condições das redes informáticas são agora muito diferentes de há dez anos atrás, nomeadamente na disponibilidade de acesso à informação por parte dos utilizadores, a quantidade de dados que é necessário manter na forma de mensagens de e-mail é cada vez maior. A existência de regulamentação legal para tornar obrigatória a manutenção de um arquivo de mensagens de e-mail, tal como os existentes para correio em papel, aumenta ainda mais essa necessidade.

O que fazer então para arquivar os milhares de mensagens que nos chegam por ano às caixas de correio, e, mais ainda, como fazer para que os utilizadores tenham acesso a tais quantidades de e-mail sem prejudicar o desempenho da rede ou do sistema onde estão a trabalhar ??

Deixo esta pergunta no ar, para reflectirem durante este mês de férias... Daqui a algum tempo voltaremos a este tema...


2 comentários:

Anónimo disse...

Humm, aposto que além do e-mail vais ter de falar em armazenamento...

estou atento e interessado.

Pedro Ribeiro disse...

Antes de mais, obrigado pelo interesse e atenção :)

A questão do armazenamento, seja de e-mail ou outra informação qualquer, é uma consequência da estratégia tomada ao definir os parâmetros do sistema em si, por exemplo:

Se quisermos criar um sistema que armazene os mails de toda uma empresa, ao longo de 5 anos, teremos sempre que calcular o tamanho necessário e implementar um sistema de armazenamento que consiga crescer na proporção necessária.

Mas, no final até tens razão.. irei falar de armazenamento num destes dias... :)