Boas,
No seguimento do post anterior sobre o que constitui um Sistema de Informação, interessa saber como fazer a integração da informação presente em conteúdo não estruturado (nos tais ficheiros de aplicações diversas) com a informação presente de forma estruturada na Base de Dados que suporta o Sistema de Informação.
Um método cada vez mais comum é transformar os ficheiros em documentos XML que depois podem ser integrados nas Bases de Dados, pois os principais fabricantes de Bases de Dados já incluem esta funcionalidade há algum tempo. Uma vantagem deste método é que pode permitir a pesquisa de informação dentro do documento original usando a linguagem XPath o uoutra semelhante. A principal desvantagem é a necessidade de conversão de documentos, que podem ser milhares ou mais, tornando este processo num processo moroso e sujeito a erros.
Podemos também admitir que os documentos existem fora da Base de Dados e criar um repositório, eventualmente com controlo de versões ou mantido por uma ferramenta de trabalho colaborativo. Esta segunda hipótese resulta normalmente da necessidade de rever ou alterar documentos a posteriori.
Ambos os métodos têm as suas vantagens e o seus pontos fracos, que devem ser avaliados antes da implementação.
Para um próximo artigo, fica o grande problema do e-mail...
Sem comentários:
Enviar um comentário