2007-10-28

Mudança da Hora

Cumpriu-se esta madrugada (dia 28 de Outubro de 2007) mais uma vez, um dos mais inúteis rituais da nossa sociedade: A Mudança da Hora !

Para que serve tal descalabro ? Para acordarmos no Domingo, meio atarantados com os horários, correr a casa a alterar a hora dos 527 relógios (incluindo relógios de equipamentos como o leitor de DVD, e afins...), verificar se os nossos computadores sabem a quantas andamos, etc e tal... só para em Março do ano seguinte repetirmos tudo isto, de modo inverso !

A mudança da hora é uma característica da nossa "Hora Legal" que eu sinceramente não percebo como ainda está em vigor. A motivação económica que presidiu à criação deste mecanismo de alteração da Hora de Inverno e da Hora de Verão, embora pudesse ter tido valor no início, já não se justifica. Alguns estudos apontam mesmo algum aumento de consumo de energia devido aos aparelhos de refrigeração (ver artigo sobre o tema em http://en.wikipedia.org/wiki/Daylight_saving_time).

Um efeito cada vez mais perturbador desta mudança é a complexidade aumentada em Sistemas de Informação e software, especialmente se lidam com vários fusos horários que, potencialmente, têm diversos limites das Horas de Verão e Inverno. À medida que aumenta a nossa dependência destes sistemas maiores riscos corremos de haver um erro ou condição que perturbe o funcionamento dos ditos sistemas, causando perdas de dados e, consequentemente, acarretando custos para a sociedade. No artigo da Wikipédia refere-se um custo de 500 a 1000 milhões de dólares para a alteração das regras de mudança de hora em 2007.

Para terminar, respondam a uma das perguntas:
- Onde estava às 01:35 de 28 de Outubro de 2007 ;
- o que estava a fazer às 02:20 de 25 de Março de 2007.

Quem conseguir responder correctamente, merece um prémio !

3 comentários:

Anónimo disse...

na cama a dormmir e na cama a dormir. qual é o prémio? :D

Pedro Ribeiro disse...

O problema é que no primeiro caso tens "duas vezes" a 01:35 desse dia, e no segundo caso essa hora não existe !

Spyro disse...

No 2º caso não sei, mas no 1º a curtir a Latada e a curtir a Latada.