2008-01-18

A qualidade

Ontem, conversava com alguém acerca da pouca qualidade dos sistemas informáticos, especialmente do software existente.

Dizia o meu interlocutor que é pena que "o mercado" tenha aceite esta fraca qualidade, especialmente a nível dos sistemas cliente, i.e., dos PC caseiros e semelhantes. O mesmo cenário não é tão comum nos servidores e sistemas de suporte a infraestruturas de rede e outros.

Eu penso que o mercado ficou refém de uma situação de "nivelamento por baixo", ou seja, para que fosse possível divulgar largamente a informática pessoal (especialmente na sua vertente lúdica, que é a que de facto representa os maiores lucros), as empresas envolvidas não quiseram lutar pelo melhor produto mas aceitaram uma lógica de usar o já existente de modo mais ou menos acrítico, "encaixando" os seus defeitos como características e não como verdadeiros defeitos. Deste modo, vulgarizou-se uma relação de acomodação com o software que hoje se pode resumir a: "Bolas, lá voltou a encravar outra vez, paciência".

Ao tolerar esta situação temos cumplicidade no seu prolongamento, pois não nos podemos esquecer que uma empresa existe essencialmente para dar dinheiro a ganhar aos seus accionistas. Ora, ao aceitar os defeitos e falhas de um produto como se fossem normalidades estamos inconscientemente a dizer à empresa que o produz: "Estão no bom caminho!" quando a mensagem que devia passar seria "Atenção! Este produto tem defeito, não presta! Exijo ser bem servido !".

É responsabilidade nossa, como consumidores, exigir aos fornecedores de produtos e serviços um determinado nível de qualidade e ter a coragem para assumir alguns eventuais transtornos e até custos de mudança, pois só assim poderemos progredir. No final, sairemos todos a ganhar.

O cenário na gama de servidores e outros equipamentos é diferente porque desde há muito que os consumidores desses produtos (na sua maioria empresas)tem como norma fazer valer os seus direitos de consumidor. Esta pressão dos consumidores sobre os fornecedores levou a que existam hoje equipamentos capazes de trabalhar meses a fio com poucos ou nenhuns problemas.

3 comentários:

Carlos Martins disse...

Eu acho que esse problema se estende a muitas outras áreas.

O consumidor anda muito mal habituado, e não faz valer os seus direitos.

Quando é mal servido, "dá um desconto" e deixa andar.
Até pode parecer que está a fazer uma grande coisa - mas a verdade é que apenas faz com que as companhias o sirvam cada vez pior.

É tempo de exigir qualidade.

Carlos Martins disse...

(bolas, o subscribe devia estar activo por defeito - esqueço-me sempre de clicar na check-box!)

pvl disse...

Não concordo que nos servidores a qualidade do software seja assim tão melhor. Tal como no desktop as empresas de software para empresas também se adoptam a táctica de lançar para o mercado as coisas pouco testadas e depois colocam support packages para corrigir as falhas que os clientes encontram.

Não sei quem começou esta estratégia, mas agora dá para ver support packages desde dos ERP até aos jogos.

Quem quer as coisas bem testadas apenas usa coisas já com um ou dois support packages disponíveis :-)