Além da lita dos 500 maiores supercomputadores do mundo disponibilizada pela top500, existe uma lista organizada pelo Centro de Pesquisa em Computação da Universidade Estadual de Lomonosov em Moscovo e o Centro Conjunto de Supercomputadores da Academia Russa da Ciência que em Abril deste ano teve a sua 8ª edição. A lista em russo está aqui, e uma tradução do Google pode ser encontrada aqui.
Da análise desta lista, temos alguns dados curiosos:
- As primeiras 5 posições são ocupadas por sistemas baseados em "QuadCore" Intel.
- O primeiro sistema não-Intel está na posição 14 e consiste em processadores HP SuperDome. Este é também o sistema mais rápido com processadores "Single Core".
- O sistema que ocupa a primeira posição é cerca de 100 vezes mais rápido que o último sistema da lista.
A distribuição de arquitecturas de processador é a seguinte:
- 36 dos 50 sistemas (72%) são construidos com base em Intel Xeon.
- 6 Opteron (AMD)
- 4 PowerPC (IBM)
- 2 Itanium (Intel)
- 1 HP SuperDome (HP)
- 1 POWER5 (IBM)
A primeira edição da lista foi divulgada em Dezembro de 2004. Comparando as duas edições, temos também alguns dados interessantes:
- Em 2004 havia 4 sistemas SMP e os restantes 46 eram Clusters. Em 2008 todos os 50 sistemas têm uma arquitectura em Cluster.
- Em 2004 a distribuição de arquitecturas de processadores mostrava a Sun com um sistema, enquanto que a AMD tinha 18 sistemas e a Inetl apenas 24. Não havia sistemas HP.
- Enquanto que em 2004 o tipo de ligação entre os diversos nós era essencialmente Gigabit Ethernet (com 12 sistemas), Myrinet (11) e SCI (10), em 2008 a Infiniband passou para 26 sistemas, Gigabit Ethernet para 9 e Myrinet para 8.
Esperemos pela próxima edição para ver como vão evoluindo as coisas no "Leste"...
Sem comentários:
Enviar um comentário