2007-08-29

Análise de Performance em Linux e Windows - II


Acho que encontrei um modo bastante fácil para resolver um problema que já me vinha a atormentar há algum tempo.

Eu explico, como fazer para recolher, a certas horas do dia, alguns dados dos computadores que interessam, uns Linux e outros Windows e fazer uns gráficos todos bonitos para que depois o administrador de sistemas olhasse para eles (os gráficos) ?

Ora a solução por mim adoptada envolve uns scripts, criados para a funçao, e um programa muito versátil e simples de usar chamado Gnuplot.

Para recolher os dados em Linux uso um shell-script que me vai ler as informações que quero ao /proc e coloca num ficheiro do tipo .csv; Para efectuar a recolha em Windows uso um script VBS, executado através do "motor" WSH e que também exporta esses dados pera um ficheiro tipo .csv.

Por fim tenho um terceiro script, para o gnuplot, que me vai criar os gráficos relevantes e exporta-os para um ficheiro de imagem (no caso PNG).

A vantagem de executar todas estas acções através de scripts é a facilidade de parametrização e definição de horários para a recolha e geração dos ditos gráficos.

Assim, basta um cron job no Linux ou uma tarefa agendada no Windows para criar automaticamente o que é pretendido.

Um resultado possível é este :


Mostra um gráfico com três indicadores relativos à utilização de memória numa máquina Linux.

2 comentários:

Diogo disse...

Alguma razão para não usar ?

Basta instalar o SNMP nos Linux e Windows e faz-te graficos todos :)

Pedro Ribeiro disse...

Poder fazer análises de sistemas que não têm instalado SNMP nem o podem instalar (por políticas ou outras razões que não interessam). Ou seja, poder fazer rapidamente uma recolha de dados sem estar preocupado com a existência das ferramentas correctas nas máquinas a analisar...