2007-10-01

Sistemas operativos: 2017

Um dos aspectos da agregação deste blog ao Planetgeek(link) é a definição de um "Tema do Mês", que pressupõe que todos os blogs agregados escrevam um artigo sobre esse tema, a ser publicado no início do mês.

O tema deste mês (Outubro) incide sobre uma possível antevisão dos Sistemas Operativos num prazo de dez anos.

Como é mais ou menos evidente, penso que os sistemas operativos da próxima década irão ser desenvolvidos de modo a aproveitar as características dos processadores entretanto já desenvolvidos, tais como virtualização por hardware, multíplos núcleos de processamento, sistemas com dezenas de GiB de memória RAM, interfaces multi-touch ou por voz, etc...

Ainda assim, não deve haver grandes alterações no panorama global do mercado de sistemas operativos, que continuará a ser dividido entre os concorrentes actuais. Evoluções futuras do lado de Redmond, dos Pinguins e do pessoal da Maçã, irão no sentido de transitar os sistemas para os 64-bits, eventualmente eliminando o código de 32-bit ainda existente. A consequência destas evoluções será a disponibilidade de recursos para as aplicações, nomeadamente em espaço de endereçamento da memória, que tornarão possíveis sistemas capazes de trabalhar com maior quantidade de informação ao mesmo tempo. Isto significa, melhores (e maiores) videojogos, ambientes gráficos estonteantes e outras "ajudas" à produtividade geral...

No fim de contas, o que interessa são os dados dos utilizadores, o Sistema Operativo é um meio e não um fim (pelo menos para a maior parte dos utilizadores).


Já agora, numa tentativa de futurologia, deixo aqui algumas características dos sistemas operativos em 2017:

Microsoft - Windows Cataract (tb conhecido como Windows "Será que é desta?")
Finalmente inclui a nova versão do Sistema de ficheiros, o famoso WinFS (afinal, notícias de última hora revelam que ainda não é desta que o WinFS ficou pronto a tempo... mantém-se o NTFS com mais uns remendos...). Inclui também o suporte para multi-touch (só para dispositivos certificados, uma vez que o CEO da MS gerou um écran azul na apresentação pública desta funcionalidade). O suporte para comandos por voz será lançado com o SP1, para o final do ano que vem (se tudo correr como planeado). Ainda mantém a camada de código de compatibilidade com 32-bit, uma vez que alguns comandos ainda não foram actualizados para a nova API.

Linux - Kernel versão 2.12
Segundo Linus Torvalds, "ainda não há necessidade de marcar este código como versão 3, pois é apenas uma extensão do que já havia, não havendo nada que quebre a compatibilidade...". Esta versão do kernel foi portada com sucesso para mais algumas arquitecturas, nomeadamente os processadores da Playstation 6 e da Nintendo Wii 4.
Como de costume, a versão 17.10 da distribuição Ubuntu ("Linux for human beings and alike") irá incluir esta versão do kernel.

Apple - Mac OS X, v. 10.26 (Nome de código "Lince da Malcata")
Mais uma versão do bem sucedido Sistema Operativo da empresa de Steve Jobs, especialmente dedicado ao novo dispositivo multifunções da Apple, o iSwissArmyKnife. Com capacidades multimédia e cheio de estrondosos efeitos gráficos, prevê-se que seja um sucesso nos consumidores fiéis à marca (cerca de 0.05% do mercado).


Vamos a ver quantas destas suposições serão verdade, daqui a dez anos...

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu até sou um anti macã mas olha que 0,05% ta muito errado eles já são 5% a tocar nos 6% 100 vezes mais do que disseste.

Pedro Ribeiro disse...

Nuno: prtende ser satírico :)

Provavelmente não foi muito bem conseguido :(

Unknown disse...

Será que esse Windows Cataract vem colmatar o desastre do vista é que o nome também não é lá muito agradável, já agora sabem o que quer dizer VISTA ?
Eu explico:
V=virus
I=intruders
S=spam
T=trojans
A=adware
Estava visto que com um nome destes não ia longe :)

Pedro Ribeiro disse...

Windows Cataract será o resultado de andarem a brincar com as "Vistas" ao fim de 10 anos .. :)

Unknown disse...

Boa csi aveiro essa foi bem metida, realmente se o nome for mesmo esse que a M$ vai colocar ao novo SO também vai dar aso a muito gozo com o mesmo :)