2008-02-13

Qemu - I

Devido a diversas contigências pessoais e profissionais, tenho que usar frequentemente um computador com o Windows XP, onde não me convém instalar uma cópia de Linux em dual-boot. Assim, recorri ao Qemu para testar a viabilidade de uma solução de emulação/virtualização. Esta série de artigos reflete a minha experiência com esta configuração.

O Qemu é um emulador e virtualizador que permite emular várias arquitecturas (ARM, PowerPC, Sparc, x86) e, deste modo, permite executar um Sistema Operativo como uma aplicação de um outro Sistema Operativo.

Este emulador é constituído por duas partes: o emulador propriamente dito (o Qemu) e um driver de kernel (o kqemu) também conhecido pelo nome de "Acelerador de Qemu". O KQemu não está disponível para Windows, de modo que neste sistema operativo a virtualização não está disponível, apenas a emulação (qualquer dia explico a diferença).

O Qemu pode correr em processadores x86, x86_64 e PowerPC, permitindo a emulação de sistemas operativos criados para x86, x86_64, PowerPC, ARM, Sparc, Mips e m68k.

Alguns conceitos relevantes são:

- HostOS - é o sistema operativo no qual corre o processo do qemu. No meu caso é o Windows.
- GuestOS - sistema operativo que vai correr "sob" o qemu. No meu caso é o Linux.
- Imagem - ficheiro que contém a instalação do GuestOS

O Qemu cria uma máquina virtual com algum hardware comum, nomeadamente uma placa de rede que pode ser a NE2000, a Realtek 8139 e uma PC-NET. A minha escolha recaiu na Realtek 8139 sem motivo aparente :)

Lançadas as bases, resta seguir o processo, que não é tão difícil como isso. A "receita" é:

- Criar uma imagem.
- Instalar o GuestOS nessa imagem.
- Iniciar o GuestOS.

Até ao próximo artigo :)

Sem comentários: