Quero fazer como vi hoje: Por um trabalho que consistiu em acrescentar um botão a um formulário, num programa já muito desenvolvido, um programador teve a coragem de apresentar uma factura de 7 horas de trabalho !!
O complicadíssimo evento despoletado por esse botão, que deve concerteza justificar tal quantidade de horas despendidas com este "projecto", é o seguinte, em todo o seu detalhe:
- Ligar-se a uma Base de Dados ;
- "SELECT * FROM tabela" ;
- Preenche uma grelha (controlo já existente previamente no tal programa) com os dados recolhidos ;
- "DELETE FROM tabela" ;
- Desligar da Base de Dados ;
E pronto... 7 horas de "sangue, suor e lágrimas" despendidas por um afincado programador, com a respectiva compensação...
Ah... ainda bem que não foi este programador que desenvolveu o resto do programa... o cliente era capaz de pedir a reforma à espera do resultado final...
15 comentários:
Penso que é tudo uma questão de bom senso: há situações em que se anda a "marrar" num prob e o cliente não tem a culpa da nossa "burrice" noutras é 1 segundo para resolver o prob.
utilizando o bom senso umas dão para as outras... agora casos como o que descreves infelizmente já vi bastantes :-P
O código orignal estava bem comentado?
Sim 7 horas é exagerado mas às vezes entender o que os outros fizeram não é fácil.
Secalhar era mais simples chegar lá e chapar o código mas corria-se o risco de estragar a aplicação.
Não digo que fosse o caso mas nem sempre é assim tão linear :)
É sempre complicado "orçamentar" trabalhos desse tipo.
Se se for a levar ao tempo, tipo "5 minutos", nem vale a pena fazer o trabalho.
Levar dinheiro a mais, parece "roubalheira".
O ideal nesses casos, é ter um contrato de assistência que contemple a alteração do programa.
Porque se se levar o tempo de trabalho como único critério, como se explica então que se considere normal estar num qualquer médico/dentista/advogado/etc durante 5 ou 10 minutos e pagar-se centenas de euros?
Deparo-me muitas vezes com este "dilema", uma vez que tenho a facilidade de conseguir estrutar e programar uma aplicação de forma bastante rápida - o que significa que se cobrasse "ao tempo", bem estava lixado! :)
Acho que o ideal é encontrar um compromisso entre o que o cliente acha que o trabalho vale, e se nos compensa fazê-lo ou não.
Muitas vezes, quando se tem o horário cheio até se pode atirar essas "barbaridades", para ver se "cola" - mas também há que ter em conta que provavelmente é a última vez que seremos contactados por esse cliente (o que ás vezes até nem é tão mau como parece! :)
Com clientes habituais, acho que pode haver uma melhor relação e política de preços mais justa para ambos.
Só para "enquadrar" melhor a história: nestes caso concreto a alteração foi feita pela mesma equipa que fez o resto do programa, e que o tem desenvolvido para este cliente ao longo da alguns anos, daí a minha incredulidade ao ver este caso...
... depende sempre de q lado se está:
de quem recebe; ou de quem paga! ;)
@Carlos
Tens razão, mas de facto deve imperar o bom-senso... :)
Engraçado ...
Sai da Citroen, após uma revisão ao carro. Por cada hora de revisão, cobram 40 Eur. .. e eu a ver o tempo a passar.
.. O programador, tal como o mecânico sabe onde mexer, e se der barraca, só têm é que assumir e fazer noitada.
Vais a um restaurante, tens um gajo qlq a servir, perguntas pelo vinho, não te sabe aconselhar, perguntas pelo prato, não te sabe explicar.
Onde é que andam os alunos dos cursos de Hotelaria ??
O mal deste país, é que assumimos que o conhecimento não têm valor.
Dps temos marteladas de 5m que cobram pipas de massa. Concordo que os valores/tempos devem ser realistas. Mas tb tens que concordar que o conhecimento têm custo. E deve ser valorizado, logo, deve ser bem cobrado.
Tal como no restaurante, o gajo que serve à mesa, têm que ter conhecimento do serviço que presta.
Temos que nos habituar a exigir conhecimentos/responsabilidades pelos serviços que subscrevemos, sejam directos ou indirectos.
Ninguém questiona o trabalho do mecânico. Mas o trabalho do programador .. é como o trabalho dos designers... fazem bonecos e cobras pipas de massa !..
Sejamos realistas .. um curso superior custa uma pipa de massa.
o conhecimento tem que ser pago e bem pago .
Já agora, para finalizar.
Qt é que recebeu o programador ? e qt é que recebeu a entidade que dá emprego ao programador que tu contraste.
Se calhar o título do post devia ser : Quero ser Patrão qd for grande
;)
@David:
De facto, o conhecimento tem que ser valorizado, concordo, até porque penso que isso é o que deve diferenciar os bons dos maus profissionais... agora o caso aqui é noutro sentido, é como se fosses mudar os pneus do carro e te cobrassem um dia inteiro de mão-de-obra, quando sabes à partida que o serviço se faz em duas horas... o preço aqui é o mais irrelevante, o que está em causa é a honestidade de quem faz o trabalho.
Quanto ao resto, não faço ideia que percentagem vai para o programador ou para o patrão dele, nem estive envolvido na contratação deste trabalho em particular... mas sei que não se demoram 7 horas para fazer o que fez...
da proxima vez vai ao rentacoder.com
de certeza qua aparece logo um gaijo da conchichina que se propoe a fazer isso por 5 tostoes! :)
Se não fossem os problemas legais...
Quais problemas legais?
O rentacoder é um serviço perfeitamente legal, quer para quem "compra", quer pra quem "vende".
Carlos, eu estava a referir problemas legais relativos à propriedade do código...
:)
mesmo assim, há lá muitos trabalhos que exigem NDA (Non-discluse agreements)
... mas obviamente há coisas e "coisas". Nao estou a ver os gaijos da SIBS a encomendar lá um serviço para as caixas Multibanco... ehehe
Olha que anda por ai mt empresa grande, que qd não tem os recursos alocados em projectos de OutSourcing, funciona com o RentACoder na vertente de fornecedor de soluções .. só para não ter a malta parada.
E o que não falta aí, são empresas dessas .. que tem RUMOS por vezes mal defenidos !
..
by Anonymous Coward ;)
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