2007-11-07

Quero ser programador quando for grande...

... mas não um programador qualquer !

Quero fazer como vi hoje: Por um trabalho que consistiu em acrescentar um botão a um formulário, num programa já muito desenvolvido, um programador teve a coragem de apresentar uma factura de 7 horas de trabalho !!

O complicadíssimo evento despoletado por esse botão, que deve concerteza justificar tal quantidade de horas despendidas com este "projecto", é o seguinte, em todo o seu detalhe:

  • Ligar-se a uma Base de Dados ;
  • "SELECT * FROM tabela" ;
  • Preenche uma grelha (controlo já existente previamente no tal programa) com os dados recolhidos ;
  • "DELETE FROM tabela" ;
  • Desligar da Base de Dados ;

E pronto... 7 horas de "sangue, suor e lágrimas" despendidas por um afincado programador, com a respectiva compensação...

Ah... ainda bem que não foi este programador que desenvolveu o resto do programa... o cliente era capaz de pedir a reforma à espera do resultado final...

15 comentários:

Anónimo disse...

Penso que é tudo uma questão de bom senso: há situações em que se anda a "marrar" num prob e o cliente não tem a culpa da nossa "burrice" noutras é 1 segundo para resolver o prob.

utilizando o bom senso umas dão para as outras... agora casos como o que descreves infelizmente já vi bastantes :-P

Anónimo disse...

O código orignal estava bem comentado?
Sim 7 horas é exagerado mas às vezes entender o que os outros fizeram não é fácil.
Secalhar era mais simples chegar lá e chapar o código mas corria-se o risco de estragar a aplicação.

Não digo que fosse o caso mas nem sempre é assim tão linear :)

Carlos Martins disse...

É sempre complicado "orçamentar" trabalhos desse tipo.

Se se for a levar ao tempo, tipo "5 minutos", nem vale a pena fazer o trabalho.

Levar dinheiro a mais, parece "roubalheira".

O ideal nesses casos, é ter um contrato de assistência que contemple a alteração do programa.

Porque se se levar o tempo de trabalho como único critério, como se explica então que se considere normal estar num qualquer médico/dentista/advogado/etc durante 5 ou 10 minutos e pagar-se centenas de euros?


Deparo-me muitas vezes com este "dilema", uma vez que tenho a facilidade de conseguir estrutar e programar uma aplicação de forma bastante rápida - o que significa que se cobrasse "ao tempo", bem estava lixado! :)

Acho que o ideal é encontrar um compromisso entre o que o cliente acha que o trabalho vale, e se nos compensa fazê-lo ou não.

Muitas vezes, quando se tem o horário cheio até se pode atirar essas "barbaridades", para ver se "cola" - mas também há que ter em conta que provavelmente é a última vez que seremos contactados por esse cliente (o que ás vezes até nem é tão mau como parece! :)

Com clientes habituais, acho que pode haver uma melhor relação e política de preços mais justa para ambos.

Pedro Ribeiro disse...

Só para "enquadrar" melhor a história: nestes caso concreto a alteração foi feita pela mesma equipa que fez o resto do programa, e que o tem desenvolvido para este cliente ao longo da alguns anos, daí a minha incredulidade ao ver este caso...

Carlos Martins disse...

... depende sempre de q lado se está:
de quem recebe; ou de quem paga! ;)

Pedro Ribeiro disse...

@Carlos

Tens razão, mas de facto deve imperar o bom-senso... :)

Diogo Carvalho disse...

Engraçado ...
Sai da Citroen, após uma revisão ao carro. Por cada hora de revisão, cobram 40 Eur. .. e eu a ver o tempo a passar.
.. O programador, tal como o mecânico sabe onde mexer, e se der barraca, só têm é que assumir e fazer noitada.

Vais a um restaurante, tens um gajo qlq a servir, perguntas pelo vinho, não te sabe aconselhar, perguntas pelo prato, não te sabe explicar.
Onde é que andam os alunos dos cursos de Hotelaria ??

O mal deste país, é que assumimos que o conhecimento não têm valor.

Dps temos marteladas de 5m que cobram pipas de massa. Concordo que os valores/tempos devem ser realistas. Mas tb tens que concordar que o conhecimento têm custo. E deve ser valorizado, logo, deve ser bem cobrado.

Tal como no restaurante, o gajo que serve à mesa, têm que ter conhecimento do serviço que presta.

Temos que nos habituar a exigir conhecimentos/responsabilidades pelos serviços que subscrevemos, sejam directos ou indirectos.

Ninguém questiona o trabalho do mecânico. Mas o trabalho do programador .. é como o trabalho dos designers... fazem bonecos e cobras pipas de massa !..

Sejamos realistas .. um curso superior custa uma pipa de massa.

o conhecimento tem que ser pago e bem pago .

Diogo Carvalho disse...

Já agora, para finalizar.

Qt é que recebeu o programador ? e qt é que recebeu a entidade que dá emprego ao programador que tu contraste.

Se calhar o título do post devia ser : Quero ser Patrão qd for grande

;)

Pedro Ribeiro disse...

@David:

De facto, o conhecimento tem que ser valorizado, concordo, até porque penso que isso é o que deve diferenciar os bons dos maus profissionais... agora o caso aqui é noutro sentido, é como se fosses mudar os pneus do carro e te cobrassem um dia inteiro de mão-de-obra, quando sabes à partida que o serviço se faz em duas horas... o preço aqui é o mais irrelevante, o que está em causa é a honestidade de quem faz o trabalho.

Quanto ao resto, não faço ideia que percentagem vai para o programador ou para o patrão dele, nem estive envolvido na contratação deste trabalho em particular... mas sei que não se demoram 7 horas para fazer o que fez...

Carlos Martins disse...

da proxima vez vai ao rentacoder.com
de certeza qua aparece logo um gaijo da conchichina que se propoe a fazer isso por 5 tostoes! :)

Pedro Ribeiro disse...

Se não fossem os problemas legais...

Carlos Martins disse...

Quais problemas legais?
O rentacoder é um serviço perfeitamente legal, quer para quem "compra", quer pra quem "vende".

Pedro Ribeiro disse...

Carlos, eu estava a referir problemas legais relativos à propriedade do código...

Carlos Martins disse...

:)
mesmo assim, há lá muitos trabalhos que exigem NDA (Non-discluse agreements)

... mas obviamente há coisas e "coisas". Nao estou a ver os gaijos da SIBS a encomendar lá um serviço para as caixas Multibanco... ehehe

Anónimo disse...

Olha que anda por ai mt empresa grande, que qd não tem os recursos alocados em projectos de OutSourcing, funciona com o RentACoder na vertente de fornecedor de soluções .. só para não ter a malta parada.

E o que não falta aí, são empresas dessas .. que tem RUMOS por vezes mal defenidos !

..
by Anonymous Coward ;)